segunda-feira, 27 de julho de 2009

Policlínica do Feira X ganha digitalização



Sistema Digital de Saúde também no Conjunto Feira X

Depois da implantação dos serviços em unidades no Tomba e Rua Nova, a Policlínica 24 Horas do Conjunto Feira X vai ganhar, em breve, o Sistema Digital de Saúde. Estudos de viabilidade começaram a ser desenvolvidos pelos técnicos responsáveis pela instalação nos primeiros centros de saúde do município. O Programa de Diabetes, que funciona naquele prédio, também será informatizado.

Em visita a policlínica, o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou atentamente as explicações técnicas do técnico Verlânio Gallindo. Segundo ele, o projeto prevê a instalação de 16 terminais e três TVs de sinalização digital.

O Sistema Digital de Saúde proporciona a agilização do atendimento ao paciente, tanto pela atendente na recepção quanto pelo médico, após a aplicação da biometria digital, com a leitura instantânea da ficha de cada paciente a partir da coleta das digitais
A comunidade do Feira X aprova o sistema já com base nas informações e referências feitas por moradores e pacientes que já conhecem o serviço de informatização existentes nas policlínica 24 horas no Tomba e Rua Nova – este último bairro também já funciona o Sistema Digital de Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Soube que o sistema é um sucesso total nestas unidades, pois representam avanços significativos, elevando o nível dos serviços prestados à comunidade”, disse o aposentado Raimundo Pascoal. “Tudo que for para elevar o nível de atendimento ao povo do Feira X é bem-vindo”, acrescentou Marcos da Paixão.




http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=909

A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE. O DE CIMA SOBE E O DE BAIXO DESCE




O crescimento desordenado e a falta de planejamento no conjunto Feira X, faz com que muitas pessoas habitem em lugares de risco. Viver, ou melhor, sobreviver ao lado dessa rede de esgoto não é nada confortável. Os moradores ficam expostos a ratos, muriçocas, baratas e todo o odor, em tempo de grande insolação. É preciso coragem para enfrentar o tempo chuvoso, que é o período de maior volume das águas desse córrego. Desde a fundação do conjunto, nunca houve uma preocupação ambiental com o bairro. A ideia que predominava era se o conjunto iria dar mais acessibilidade para os moradores que trabalhava no Centro Industrial.


Texto: Marcelo Vitor Corretor: Isaias Oliveira

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Antenas do projeto Cidade Digital instaladas




Está em fase de conclusão a instalação das antenas de transmissão do sinal via rádio do projeto Cidade Digital. A iniciativa do Governo Municipal visa oferecer acesso gratuito a Internet aos moradores dos mais diferentes bairros de Feira de Santana.

Na manhã deste sábado (11) o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhado do diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, visitaram alguns pontos de instalação das antenas.

Um dos locais visitados foi o Feira X. O conjunto vai servir como base de distribuição de sinal para outros bairros. Uma dessas antenas já está instalada no imóvel de propriedade do comerciante, José Lopes, que demonstrou entusiasmo com o projeto.

“Me sinto muito feliz em dispor meu imóvel para que uma dessas antenas seja instalada. A Internet gratuita vai trazer, com certeza, muitos benefícios para o nosso conjunto”, disse o comerciante.

Quem também comemorou a implantação do projeto Cidade Digital foi a dona-de-casa Gerusa Paixão. “Vou poder, a partir de agora, economizar a quantia de R$ 40,00 que pago todo mês pelo acesso à Internet”, falou.

A estudante Karine Barreto, 21 anos, também está otimista com o projeto. “Agora vou poder estudar, pesquisar na Internet, ter acesso com uma freqüência ainda maior na rede de computadores. E o que é melhor, sem pagar mais nada”, comemorou.

O diretor-presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, César Orrico, revelou que todo sistema utilizado no projeto é de última geração. “Estamos usando o que há de melhor na transmissão de sinal de Internet. Esse, por exemplo, é o mesmo sistema usado na segurança da Casa Branca, nos Estados Unidos”, garantiu.

O projeto Cidade Digital também vai contemplar as lan houses. Elas vão prestar serviço à Prefeitura, oferecendo gratuitamente os seus serviços para aquelas pessoas que não dispõem de computadores em casa.

De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, Feira de Santana será a primeira cidade da Bahia a contar com o projeto Cidade Digital. “Estamos colocando a cidade na era digital. E a Internet abre um leque de grandes oportunidades, dentre elas o avanço na área tecnológica e no conhecimento”, afirmou.http://www.cidadeprincesa.com.br/noticia.asp?id=846