domingo, 12 de abril de 2009

Feira X

Atualmente conhecido como bairro de Feira de Santana

12 comentários:

Marcelo Vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Vitor disse...

Historia do Feira X

O fazendeiro Dr. Macário Cerqueira, era proprietário da Fazenda Mochila, onde foi construído o conjunto habitacional “João Durval Carneiro” popularmente conhecido com Feira X.
O nome mochila deve-se a uma lenda folclórica feirense ocorrida no século XVIII. Quando os Holandeses invadiram a Bahia em 1624, os portugueses e brasileiros fugiram para então vila de Feira de Santana com as mochilas cheias de ouros, conta à lenda que esse ouro foi enterrado na fazenda, a história relata ainda povos antigos andaram fazendo escavações em busca das mochilas de ouro que nunca foram encontradas.
Construído e inaugurado pelo governo João Durval carneiro, a principio, o núcleo habitacional de casas populares tinha como prioridade os trabalhadores das indústrias de Feira de Santana. O conjunto habitacional João Durval carneiro, popularmente conhecido como feira X foi inaugurado em 22 de agosto em 1985 com 3621 unidades casas 20 ruas e 198 caminhos. O investimento da obra foram 70 bilhões de cruzeiros valores da época.

juruna xD disse...

ai marcelo belo site mano muito bom*** retrata nosso bairro de uma maneira bem simples... e isso ai blz..............

Unknown disse...

Aline: blog massa aê...

Anônimo disse...

rapaz de boa seu site esta massa vamos fik sabendo da verdadeira historia do feira x

Anônimo disse...

Além do Conjunto Habitacional João Durval Carneiro (Feira X), atualmente existe o Condomínio Vila das Flores, com cinco torres de nove andares cada. Habitam alí 250 famílias. Trata-se de um condomínio constriído pela Norcon, uma empresa de construções do Estado de Sergipe, com sede em Aracaju

Unknown disse...

Olá! Meu nome é André

Nada melhor do que conhecermos nossa própria história... Eu sou feirense, formado em urbanismo, pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia - Campus I, Salvador). Sou morador do Feira X e estou em busca da história (em texto e em fotos) deste bairro. Em meu orkut há um álbum de fotos antigas de Feira de Santana (quem tiver interesse em vê-las é só procurar a comunidade "Memória de Feira de Santana", criada por mim). Acabei de elaborar uma monografia sobre a feira livre de Feira de Santana. Muito interessante. Conta a origem, desenvolvimento e extinção da feira que dera origem à nossa cidade. Em 10 de janeiro de 1977, ela foi extinta e Feira de Santana perdia o seu maior símbolo.

Sostenes disse...

por favor quero falar com vc, pega tel 91953129/81239975

Sostenes disse...

sostenes.fsa@hotmail.COM

Sostenes disse...

sostenes.fsa@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia pessoal meu nome e João muito bom saber sobre um bairro onde cheguei no inicio para morar

Anônimo disse...

Bom dia

Eu conheço esse Urbanista André, que postou ali em cima. Ele hoje é Engenheiro Civil também, dono da empresa DSC Engenharia. Tive o privilégio de ler a monografia dele. Muito interessante. Tenho até o contato dele: andre.eng.urb@gmail.com