quinta-feira, 31 de março de 2011

rabalhadores entram com ação no MP para combater moradores que jogam lixo no riacho do Feira X





A água contaminada com dejetos deságua diretamente no rio Jacuípe e vem prejudicando a população do distrito de João Durval Carneiro e principalmente os pescadores.
31/03/2011 15:38
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Reprodução
Foto: Reprodução

Ilani Silva

O riacho que corta o bairro Feira X, de Feira de Santana tem sido utilizado como esgoto sanitário por alguns moradores da cidade. O problema maior é que a água contaminada com dejetos deságua diretamente no rio Jacuípe e vem prejudicando a população do distrito de João Durval Carneiro e principalmente os pescadores da região.

Segundo, Jurandy Carvalho Cerqueira, integrante da Associação de Produtores Rurais e Pescadores do distrito, já foi solicitada ajuda do Ministério Público para que o problema seja resolvido.

“Entramos com uma ação no último dia 29, pedindo providencias, e esperamos que a Secretaria do Meio Ambiente venha a notificar as pessoas que estão canalizando a rede de esgoto no riacho”, disse.

Ele também comentou que a poluição prejudica a todos, pois o rio Jacuípe deságua no rio Paraguassu e a água deste é devolvida as residências em forma de bebida, serviços de cozinha e banho.

“Nós sobrevivemos de pesca, há pontos próximo a ponte que tem tanto lixo que a água não consegue respirar”, contou.

De acordo com Jurandy Cerqueira, a Secretaria do Meio Ambiente recebeu um ofício da associação em dezembro do ano passado, fez o levantamento do diagnostico do local, mas o problema não foi resolvido. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade


Fonte: http://www.acordacidade.com.br/noticias/73874/trabalhadores-entram-com-acao-no-mp-para-combater-moradores-que-jogam-lixo-no-riacho-do-feira-x.html

sexta-feira, 25 de março de 2011

Melhorias para feira livre do Feira X




Atender a reivindicação dos feirantes

O Governo Municipal vai promover intervenções visando dotar a feira livre do conjunto Feira X de infra-estrutura para melhor atender aos consumidores. A medida foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante reunião com os comerciantes, na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Associação Comunitária Presidente José Sarney.

A iniciativa atender a reivindicação dos feirantes em busca de melhores condições de trabalho. Na próxima segunda-feira (28), um grupo de comerciantes vai se reunir com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, para definir a adoção de medidas.

Ao anunciar a decisão do Governo Municipal de promover melhorias na feira livre, o prefeito Tarcízio Pimenta também destacou a presença da Prefeitura no conjunto Feira X através de diversas ações, que contemplam desde a educação pública com reforma de prédios escolares, pavimentação de ruas até investimentos na saúde pública.

O presidente da Associação Comunitária Presidente José Sarney, Isaias dos Santos, destacou o empenho do Governo Municipal para atender aos pleitos da comunidade. “Também observou as conquistas que o conjunto Feira X vem obtendo, principalmente nas áreas de saúde e educação. “Temos certeza que nossas reivindicações serão atendidas”.


Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=7488

Saúde Digital em PSFs do Aviário e Feira X





Unidades reinauguradas nesta noite de sexta-feira

Os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) situados no conjunto Feira X e bairro Aviário passaram por reforma geral na estrutura e receberam o programa Saúde Digital, interligando-as as outras 38 unidades de saúde que já dispõem do programa em Feira de Santana.

Segundo a diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas, as duas unidades tiveram suas sedes ampliadas e melhoradas para atender a população. As duas unidades, além da UBS (Unidade de Sáude Básica) da Queimadinha, serão reinauguradas nesta sexta-feira (25), à noite, pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

“Os postos do Feira X-I e Aviário I e Aviário II dispõem de clínico, enfermeiro, odontólogo, saúde do idoso e da mulher, atenção à criança e planejamento com agentes de saúde para reduzir o índice de mortalidade. Cada um deles atende em torno de 3.500 pacientes por mês”, informa a diretora.

Quanto ao programa Saúde Digital, o assessor de informática Verlânio Gallindo diz que o serviço já está sendo utilizado nos PSFs do Aviário e Feira X. “

As unidades de PSF do bairro Aviário contam com cerca de 2.100 famílias cadastradas, e na do Feira X-I são assistidas 1.146 famílias.

Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=7485

terça-feira, 15 de março de 2011

Procon Móvel será implantado na cidade



Notícias Voltar



15/3/2011, 15:2h
Procon Móvel será implantado na cidade

Primeiro bairro a ter a presença do órgão será o Feira X

O Dia Mundial de Defesa do Consumidor está sendo comemorado nesta terça-feira (15) em Feira de Santana. A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) estará implantado nos próximos dias o Procon Móvel. O primeiro bairro a ter a presença do órgão será o Feira X.

O Procon Móvel irá percorrer os bairros da cidade juntamente com a equipe do Programa Feira Cidade Digital, em parceria com a Fundação Cultural Municipal Egberto Costa. O superintendente do órgão, Rafael Pinto Cordeiro, esclarece que o objetivo do Procon Móvel é ouvir o cidadão, consumidor, no lugar onde mantém suas relações de compra e venda, além de obter um panorama de consumo da cidade.

“Nossa intenção é diagnosticar os principais problemas, levar informação para o consumidor, além de receber denúncias e atender as solicitações em geral. Pretendemos visitar primeiro o Feira X por ser um bairro mais populoso da cidade, onde há muitas relações de consumo”, explica o superintendente.

No último dia 03 de março, através da lei de número nº 3.170, foi instituído a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (FMDC).

“Poucas cidades do Brasil, incluindo as capitais, tem superintendência do Procon. Com este avanço, a sociedade civil é amplamente representada e o órgão passa a ter uma melhor estrutura para trabalhar na questão da educação para consumo e maior abrangência nas fiscalizações”, observa o superintendente Rafael Cordeiro.

O Procon mantém na cidade dois postos de atendimento ao consumidor. Estão localizados na avenida Maria Quitéria, 2.441, e no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, Centro.

Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=7378

Moradores do conjunto Feira X temem que chuvas voltem a invadir residências


A rua está situada numa baixada e uma pilastra foi construída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no final da localidade, o que impede a passagem da água quando chove.
15/03/2011 09:06
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ilani Silva

Os moradores que residem na rua L, Caminho 20, no conjunto Feira X estão preocupados com as chuvas previstas para os próximos dias em Feira de Santana.

A rua está situada numa baixada e uma pilastra foi construída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no final da localidade, o que impede a passagem da água quando chove.

Segundo o morador, Paulo Francisco Assis, o lixo fica retido na tubulação e causa o entupimento dos tubos, com isso a água começa a transbordar o passeio das casas e invadi-las.

Outro morador, identificado como Wilson, contou que já perdeu o muro de sua casa por conta das chuvas.

“Nós estamos vivendo um pesadelo. Durante a noite nós ficamos assustados. Quando o prefeito estava se elegendo, falou que se fosse eleito iria tomar uma providência, mas até hoje nada”, disse.

De acordo com o site Clima Tempo, durante toda a semana há previsão de chuvas a qualquer momento, principalmente a noite. Na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), a chuvas estão previstas durante todo o dia e a noite também. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade

segunda-feira, 14 de março de 2011

Diretores, pais e professores se reúnem para resolver problema em escola do Feira X

O anexo da unidade educacional está com a capacidade de alunos acima do possível para o espaço físico do local.
14/03/2011 10:30
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra

Ilani Silva

Professores, alunos, pais e diretores do Colégio Estadual Helena Assis Suzart realizaram uma reunião no último sábado (12) para resolver o problema do anexo da unidade educacional que está com a capacidade de alunos acima do possível para o espaço físico do local.

Segundo o professor Alberto Bispo, seis turmas que totalizam 293 estudantes ficaram sem aulas desde janeiro em decorrência da situação.

“A gente vem lutando com o professor Beldes e Eutimio, para conseguirmos um espaço novo e já recebemos uma resposta positiva da secretaria de educação”, disse.

Uma reunião também está agendada com o arcebispo Dom Itamar Vian para conseguir por meio de doação ou aquisição financeira um terreno de sete metros que pertence a Paróquia Santíssima Trindade, localizado ao lado do colégio.

“Esse local faria um beneficio muito grande para comunidade porque teria mais oito salas novas na unidade escolar, cada uma com capacidade para 45 alunos, e poderíamos matricular mais 800 alunos em três turnos”, informou o professor. As informações são do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sindicância vai apurar caso de estudante que ficou retido em um ônibus coletivo


O veículo compõe o Sistema Integrado de Transporte (SIT) do Município e faz linha para o bairro Feira X.
04/03/2011 15:53
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Imagem Ilustrativa
Foto: Imagem Ilustrativa

Acorda Cidade

fONTE: http://www.acordacidade.com.br/noticias/72830/sindicancia-vai-apurar-caso-de-estudante-que-ficou-retido-em-um-onibus-coletivo.html

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) designou uma Comissão de Sindicância para apurar o fato ocorrido com o estudante que ficou retido em um ônibus coletivo, no dia 24 de fevereiro. O veículo compõe o Sistema Integrado de Transporte (SIT) do Município e faz linha para o bairro Feira X.

Como a leitora do ônibus número de ordem B22 não debitou a passagem do Smart Card do estudante, ele precisou permanecer no interior do ônibus. O fato foi apresentado pelo vereador Marialvo Barreto na Câmara de Vereadores, no dia 28 de fevereiro.

A comissão responsável vai apurar as circunstâncias do fato e atribuir responsabilidades. Os três integrantes da comissão têm 48 horas para comparecer ao gabinete do secretário, fazer carga dos documentos de origem e, no prazo de 30 dias, encaminhar relatório conclusivo à secretaria.

A SMTT também designou Comissão de Sindicância para apurar o atendimento prestado a uma usuária do Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace), no dia 23 de fevereiro. Segundo a Portaria 003/2011, a comissão é composta por Denílson Santiago Santos, Ademário de Deus Lopes e Gildete Villas Boas Carvalho. Esta comissão também tem 30 dias para encaminhar relatório conclusivo à Secretaria de Transportes e Trânsito que, por sua vez, publica o relatório da operação.

“É necessário apurar estes dois fatos e atribuir as responsabilidades para termos um transporte com mais conforto”, ressalta o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles. Em busca de ofertar melhores condições no transporte público, a SMTT vai realizar, ainda, um curso para todos os motoristas e operadores de transportes na cidade.

A capacitação acontece no dia 15, na Escola Pública de Trânsito, e vai oferecer noções sobre o exercício da cidadania, legislação de transporte e relações interpessoais, dentre outros conhecimentos. As informações são da Secom

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vigilância Sanitária interdita Centro Médico do Feira X

Os agentes da Divisa identificaram uma série de irregularidades no prédio, onde são oferecidos atendimentos de ginecologia e oftalmologia e, ainda, funciona um posto de coleta de sangue.
02/03/2011 15:31
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra

Acorda Cidade

O estabelecimento onde funciona o Centro Médico do Feira X foi interditado por agentes da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa). A interdição foi realizada na tarde de terça-feira (1º), após recebimento de uma denúncia feita por um paciente da unidade.

Os agentes da Divisa identificaram uma série de irregularidades no prédio, onde são oferecidos atendimentos de ginecologia e oftalmologia e, ainda, funciona um posto de coleta de sangue. Não existe água em nenhuma das torneiras do estabelecimento, os sanitários apresentam vazamentos, provocando o escoamento de urina pelos corredores, e foi encontrado restos de comida no posto de coleta.

De acordo com a chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, o funcionamento do Centro Médico colocava em risco a saúde das pessoas que buscavam atendimento na unidade. “Uma contaminação direta poderia ocorrer, já que o procedimento de lavar as mãos não era adotado”, destaca, acrescentando que “na coleta há contato direto com o sangue humano”. Segundo ela, o Centro Médico do Feira X não possui alvará de funcionamento, documento emitido pela própria Divisa.

No momento da interdição, o responsável legal do estabelecimento estava ausente. A equipe da Vigilância Sanitária foi recebida por uma funcionária que trabalhava no local há apenas dois dias. A empresa será notificada e deverá passar por adequações, para então ser reaberta, com a condição de não realizar nenhum procedimento antes de receber autorização da Divisa.

A fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária em estabelecimentos de distintos segmentos tem sido intensa. Em 2010, a equipe técnica do órgão fiscalizou 2.222 estabelecimentos, gerando 844 notificações. No mês de janeiro deste ano, foram executadas 139 fiscalizações, com 83 notificações, enquanto que em fevereiro os totais foram 181 e 160, respectivamente. A população pode colaborar através do Disk Denúncia: 3612-6646.

As informações são da Ascom / PMFS


Fonte: http://www.acordacidade.com.br/noticias/72722/vigilancia-sanitaria-interdita-centro-medico-do-feira-x.html

terça-feira, 1 de março de 2011

Baiano de Feira desembarca no aeroporto de Salvador vindo da Líbia


Segundo ele, foi necessário esperar uma semana até que ele, e cerca de outros 120 brasileiros, pudessem embarcar de volta para o Brasil.
01/03/2011 18:22
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Lunaé Parracho/ A Tarde
Foto: Lunaé Parracho/ A Tarde

Acorda Cidade

Fonte:http://www.acordacidade.com.br/noticias/72688/baiano-de-feira-desembarca-no-aeroporto-de-salvador-vindo-da-libia.html

O baiano de Feira de Santana, Rafael Carvalho, de 24 anos, chegou a Salvador, vindo da Líbia, por volta de 23h30 desta segunda-feira, 28. Rafael vivia há cinco meses na cidade de Benghazi, segunda maior do país, onde trabalhava como técnico em saneamento pela empreiteira Queiroz Galvão. A longa viagem de volta teve como primeira escala a cidade de Atenas, na Grécia, depois Lisboa, em Portugal, até chegar em Recife, na manhã de ontem e, por último, Salvador. O rapaz era só alegria ao reencontrar a mãe, dona Francisca da Silva Carvalho, 47.

"Estava ansioso de retornar. Queria muito ver minha família", disse. Depois de sete dias de conflitos, Rafael contou que deixou a cidade de Benghazi numa situação "tranquila", apesar das marcas dos confrontos.

"Há carros queimados, prédios públicos depredados. Mas não falta água e o abastecimento está normalizado", adiantou. Rafael afirma que, no auge dos conflitos, era possível ouvir de casa os tiros de metralhadoras e as explosões das bombas.

Segundo ele, foi necessário esperar uma semana até que ele, e cerca de outros 120 brasileiros, pudessem embarcar de volta para o Brasil. Rafael ainda não sabe o destino dele na empresa em que trabalha. "Agora é aguardar para ver se voltamos ou se ficamos por aqui", disse.

A Tarde