quinta-feira, 31 de março de 2011

rabalhadores entram com ação no MP para combater moradores que jogam lixo no riacho do Feira X





A água contaminada com dejetos deságua diretamente no rio Jacuípe e vem prejudicando a população do distrito de João Durval Carneiro e principalmente os pescadores.
31/03/2011 15:38
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Reprodução
Foto: Reprodução

Ilani Silva

O riacho que corta o bairro Feira X, de Feira de Santana tem sido utilizado como esgoto sanitário por alguns moradores da cidade. O problema maior é que a água contaminada com dejetos deságua diretamente no rio Jacuípe e vem prejudicando a população do distrito de João Durval Carneiro e principalmente os pescadores da região.

Segundo, Jurandy Carvalho Cerqueira, integrante da Associação de Produtores Rurais e Pescadores do distrito, já foi solicitada ajuda do Ministério Público para que o problema seja resolvido.

“Entramos com uma ação no último dia 29, pedindo providencias, e esperamos que a Secretaria do Meio Ambiente venha a notificar as pessoas que estão canalizando a rede de esgoto no riacho”, disse.

Ele também comentou que a poluição prejudica a todos, pois o rio Jacuípe deságua no rio Paraguassu e a água deste é devolvida as residências em forma de bebida, serviços de cozinha e banho.

“Nós sobrevivemos de pesca, há pontos próximo a ponte que tem tanto lixo que a água não consegue respirar”, contou.

De acordo com Jurandy Cerqueira, a Secretaria do Meio Ambiente recebeu um ofício da associação em dezembro do ano passado, fez o levantamento do diagnostico do local, mas o problema não foi resolvido. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade


Fonte: http://www.acordacidade.com.br/noticias/73874/trabalhadores-entram-com-acao-no-mp-para-combater-moradores-que-jogam-lixo-no-riacho-do-feira-x.html

Um comentário:

Deusdete disse...

Fez muito bem o Blog do Feira X em divulgar os problemas ambientais vivenciados pela sua população e comunidades ribeirinhas. Problemas esses que não veem de agora pois como sabemos todos os anos milhões de peixes são mortos devido aos degetos quimicos lançados no rio Jacuipe, acarretando o trabalho dos que vivem da pesca e a saúde de toda a população feirense.
Não deixemos esse assunto morrer na mão do secretariado, acho que o papel da associação é, alem de estruturar os pescadores, divulgar mais o problema e chamar o povo ribeirinho para a luta.
Gostaria, inclusive, com gratidão, de ajudar na divulgação desse problema em outros blogs de Feira- através do contato de Jurandy carvalho, presidente da associação dos prod. rurais e pescadores(se possível) - já que hoje essa questão ambiental esta tendo repercussão a nível nacional com a questão florestal que está relacionada diretamente ao jacuípe pela discussão das áreas de preservação.